Pular para o conteúdo principal

O Verdadeiro cristão

Lucas 10:25 Essa passagem nos mostra um especialista na lei de Moisés(a torá)   perguntando a Jesus o que devia fazer para ir ao céu, na verdade ele já sabia só queria pegar Jesus em uma contradição para poder incrimina – lo. Jesus o faz citar a lei e diz para fazer conforme a lei diz.
Mas o especialista querendo justificar sua falta de amor por alguns tipos de pessoas (já que a lei dizia para amar o próximo como a você mesmo), pergunta que próximo, Jesus conta a seguinte história : Um homem judeu, que fazia uma viagem de Jerusalém para Jericó foi atacado por bandidos. Que levaram suas roupas e seu dinheiro bateram nele e o deixaram caído meio morto ao lado da estrada. 
 Por acaso, passou por ali um sacerdote judeu; quando ele viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada e passou de longe. Certo judeu ajudante do templo fez a mesma coisa deixou o homem caído ali.
Porém veio um desprezado samaritano (um samaritano era uma pessoa odiada pelos judeus e para o povo judeu não tinha o direito de ser chamado seu próximo), e quando o viu teve compaixão do homem e passou remédio nas suas feridas e fez curativos.
Depois colocou o homem no seu jumento e foi com ele até uma hospedaria, onde cuidou dele durante a noite. No dia seguinte, entregou ao dono da hospedaria duas moedas de prata  e disse ao dono que se tivesse alguma despesa a mais ele pagaria quando voltasse  (que na época pagavam  dois dias de trabalho e dois meses numa hospedaria).
Aqui, vemos que o samaritano deixou de lado toda magoa e rancor que tinha contra o povo judeu e ajudou o homem e assim demonstrou o verdadeiro amor cristão, teve uma atitude cristã apesar de não crer da mesma maneira.
Já as pessoas, que conheciam a lei e se consideravam praticantes não fizeram nada, fingiram que não viam aquele homem caído, o samaritano tomou uma atitude cuidou dele e o levou para a hospedaria, onde o homem podia se recuperar e não se importou em gastar seu próprio dinheiro com aquele homem judeu que ele sabia, que o homem de quem ele cuidou segundo as tradições de seu povo o considerava inimigo.
O dono da hospedaria, também teve uma grande importância, porque ele podia muito bem não aceitar uma pessoa tão doente na sua hospedaria mesmo sob pagamento.
Eles sim, o samaritano e hospedeiro foram os verdadeiros cristãos pois demonstraram o verdadeiro amor de Jesus  e não aquelas pessoas que passavam e não fizeram nada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Completos

Faz tempo que tenho essa imagem guardada comigo, ela é tão forte pra mim.  Recentemente aprendi que na presença de Deus, Ele nos vê completos por causa do sacrifício de Jesus. Sem falta de nada, ainda que todos tenhamos limitações em nossas vidas. Talvez por isso, Deus sempre tem planos e expectativas maiores que nós, como foi com os pescadores de peixe, via pescadores de homens, já via Saulo como vaso precioso, quando ainda nem era o grande pregador, ou a jovem órfã hebréia que já via como rainha Ester. Deus sabe qual é o nosso desenho original e nos enxerga assim, no nosso hoje, o presente. Busque em Jesus como Ele te vê você será surpreendido. #pararefletir #cristão

A dracma perdida

Lucas 15.8  A que presente especial e significativo foi ganhar o colar de dracmas do meu pai, parte do meu dote e presente de casamento, quando vi a caixa aberta nas mãos do meu pai e o colar reluzindo perdi o ar, ao perceber a emoção em seu olhar. Lembro da única recomendação que recebi: Cuide bem, cada uma destas dracmas é um presente meu para lembrar a minha menina quem ela é. Lembrando-me de todas essas coisas decido que é bom dia para usar esse adorno. Assim que peguei o colar na mão percebo o desastre: falta uma! ****************************** Dos dez valores que Deus te entregou qual se perdeu? A personagem do texto não tem nome então se coloque na cena, peça ao espirito santo para te ajudar a vasculhar o seu interior. Acenda a cadeia da leitura bíblica e varra o seu coração de maneira cuidadosa   procure, a dracma pode ser tantas coisas diferentes: a fé pura que simplesmente crê e já comemora sem nem ter ganho o presente, a alegria que faz os olhos brilharem, a espera

Abra a porta

  Era tarde da noite e em uma casa lotada de pessoas que vieram orar em favor de um irmão em aflição, que no dia seguinte passaria por julgamento e sentença de morte. Trabalhava como serva na casa uma jovem chamada Rode que naquela noite corria atarefada oferecendo vasilhas cheias de água a quem chegava a reunião para se lavarem e entrarem. Enquanto trabalhava seus pensamentos ainda tentava assimilar os últimos acontecimentos, há pouco tempo o som que saia daquela casa era muito diferente, havia, choro dor e luto pela morte do filho de sua senhora Maria, Tiago, morto a espada por anunciar a mensagem do Messias, a que pessoa incrível era o Messias suas palavras e atitudes cheias de amor deixavam rode sem palavras ainda sentia um nó no estomago por se lembrar do que ele tinha sofrido no monte caveira.   A decisão de sua senhora de ceder a casa para essa reunião de oração a tinha inspirava o som que se ouvia na casa lotada era cheio de esperança e fé, e também urgência, no dia segu