Pular para o conteúdo principal

O Verdadeiro cristão

Lucas 10:25 Essa passagem nos mostra um especialista na lei de Moisés(a torá)   perguntando a Jesus o que devia fazer para ir ao céu, na verdade ele já sabia só queria pegar Jesus em uma contradição para poder incrimina – lo. Jesus o faz citar a lei e diz para fazer conforme a lei diz.
Mas o especialista querendo justificar sua falta de amor por alguns tipos de pessoas (já que a lei dizia para amar o próximo como a você mesmo), pergunta que próximo, Jesus conta a seguinte história : Um homem judeu, que fazia uma viagem de Jerusalém para Jericó foi atacado por bandidos. Que levaram suas roupas e seu dinheiro bateram nele e o deixaram caído meio morto ao lado da estrada. 
 Por acaso, passou por ali um sacerdote judeu; quando ele viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada e passou de longe. Certo judeu ajudante do templo fez a mesma coisa deixou o homem caído ali.
Porém veio um desprezado samaritano (um samaritano era uma pessoa odiada pelos judeus e para o povo judeu não tinha o direito de ser chamado seu próximo), e quando o viu teve compaixão do homem e passou remédio nas suas feridas e fez curativos.
Depois colocou o homem no seu jumento e foi com ele até uma hospedaria, onde cuidou dele durante a noite. No dia seguinte, entregou ao dono da hospedaria duas moedas de prata  e disse ao dono que se tivesse alguma despesa a mais ele pagaria quando voltasse  (que na época pagavam  dois dias de trabalho e dois meses numa hospedaria).
Aqui, vemos que o samaritano deixou de lado toda magoa e rancor que tinha contra o povo judeu e ajudou o homem e assim demonstrou o verdadeiro amor cristão, teve uma atitude cristã apesar de não crer da mesma maneira.
Já as pessoas, que conheciam a lei e se consideravam praticantes não fizeram nada, fingiram que não viam aquele homem caído, o samaritano tomou uma atitude cuidou dele e o levou para a hospedaria, onde o homem podia se recuperar e não se importou em gastar seu próprio dinheiro com aquele homem judeu que ele sabia, que o homem de quem ele cuidou segundo as tradições de seu povo o considerava inimigo.
O dono da hospedaria, também teve uma grande importância, porque ele podia muito bem não aceitar uma pessoa tão doente na sua hospedaria mesmo sob pagamento.
Eles sim, o samaritano e hospedeiro foram os verdadeiros cristãos pois demonstraram o verdadeiro amor de Jesus  e não aquelas pessoas que passavam e não fizeram nada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A dracma perdida

Lucas 15.8  A que presente especial e significativo foi ganhar o colar de dracmas do meu pai, parte do meu dote e presente de casamento, quando vi a caixa aberta nas mãos do meu pai e o colar reluzindo perdi o ar, ao perceber a emoção em seu olhar. Lembro da única recomendação que recebi: Cuide bem, cada uma destas dracmas é um presente meu para lembrar a minha menina quem ela é. Lembrando-me de todas essas coisas decido que é bom dia para usar esse adorno. Assim que peguei o colar na mão percebo o desastre: falta uma! ****************************** Dos dez valores que Deus te entregou qual se perdeu? A personagem do texto não tem nome então se coloque na cena, peça ao espirito santo para te ajudar a vasculhar o seu interior. Acenda a cadeia da leitura bíblica e varra o seu coração de maneira cuidadosa   procure, a dracma pode ser tantas coisas diferentes: a fé pura que simplesmente crê e já comemora sem nem ter ganho o presente, a alegria que faz os olhos brilharem,...

Dançe Comigo Festa dos tabernáculos 2011

O Passado

nosso passado diário, palavras faladas, atitudes de outros e nossas atitudes nos machucam quando vem a nossa mente e pensamos: puxa eu poderia ter feito diferente, poderia ter acontecido diferente, por que ? Esses questionamentos, as lembranças vão te machucando, te deixando em ruínas mas entenda tudo que Deus permite que aconteça tem seu proposito e é perfeito, porque tudo foi planejado por Deus, mas minhas atitudes também influenciam ? sim porque você tem o direito de livre escolha, mas até suas escolhas erradas são permitidas por Deus por um propósito que você só vai entender no futuro. Quando essas lembranças do passado recente ( aquilo que aconteceu no dia anterior, ou a uma semana atrás) te deixam em ruínas você só vive, acorda e não tem vontade de nada na verdade você só tem vontade de uma coisa dormir ou ficar na sua cama, tentando descobrir onde quando suas esperanças se ruíram é nessa hora que as palavras faladas vem a mente e você só chora. Eu passei por esse momento, e D...