Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade eis a questão




Parque da  Água Branca 

Inaugurando a pagina acessibilidade eis questão, resolvi mostrar como a acessibilidade, é algo essencial na vida de um deficiente físico( esse é o termo correto que deve ser usado, quando nos referirmos a alguém que possua alguma dificuldade física, pode soar um pouco ofensivo para algumas pessoas, mas acreditem pessoal  é melhor utilizar essa nomenclatura, do que inventar uma palavra mais ''gentil'' pois pode parecer que somos pessoas melhores do que as outras), voltando ao assunto da foto, o parque é uma excelente opção de passeio, muito verde, lugares para piqueniques, barraquinhas que vendem lanches,  playground e aquário.Existem rampas sim, e que realmente dão acesso aos lugares, mas como nem tudo são flores encontrei esse absurdo que vocês podem ver nas fotos, adoro ler e fui correndo quando vi esse espaço convidativo, subi correndo a rampa, toda feliz, quando me deparo com esse degrau imenso, paro e penso: qual é a verdadeira utilidade da rampa que subi ? quem foi que fez isso ?  não da para entender em um momento, sou completamente  incluída convidada a entrar, e no outro sou excluída, enganada.Só tive acesso aos livros porque estava acompanhada da minha família, e um cadeirante sozinho ?(é não se espante cadeirantes saem sozinhos), ficaria impedido de ler de ter acesso a cultura ? claro teria que esperar que alguém passe para pedir ajuda para entrar ou pegar um livro, valorizamos a nossa independência ainda que seja nas pequenas coisas que a maioria das pessoas, andantes, não percebem, mas faz toda diferença.
O parque está passando por reformas mas pelo que vi  só as ruas estão recebendo reparos e novos locais estão sendo construídos, não acho que vão consertar esse erro.
Conto com vocês para divulgar, comentar esse post e os outros que virão, e juntos conscientizarmos e fazermos a diferença trazendo á tona os problemas da dita ''minoria'', sendo a voz que grita por um mundo melhor para todos.                
1ª Igreja Batista da Lapa
É com muita alegria que anuncio que a minha igreja está sendo adaptada !! Fico muito feliz ao saber que a igreja, está recebendo ajustes para poder recepcionar melhor pessoas com as mais variadas deficiências, e que elas vão poder, com isso, fazer amizades, ter um convívio social além da sua família, um passo importante para sua inserção ou integração na sociedade.
Sem esquecer de mencionar o mais importante, terão acesso ao lugar onde acontecem milagres !! sabem entendo o que aquele deficiente físico do taque de Betesda sentia cada vez que alguém não o ajudava a entrar naquele tanque e foi por esse motivo que ele ficou lá por 38 anos(João 5:5-7), eu sinto a mesma coisa quando vejo um degrau ou uma escada, eu não me importo em pedir ajuda, mas eu realmente sei a diferença e alegria que uma rampa pode trazer, imaginem  se o tanque de Betesda tivesse uma rampa.
Vejo as igrejas adaptadas como tanques de Betesda adaptados, agradeço muito a todos os irmãos que estão envolvidos nesse projeto, não tenho palavras para agradecer !!.    
Deixo aqui o link com a matéria do boletim que relata todas melhorias que estão sendo feitas na igreja, veja e se alegre comigo http://www.1ibl.org.br/Arquivos2/boletim_setembro2012%20BAIXA.pdf  .
   
Reportagem Revista Nosso Bairro
Oi pessoal, quem acompanha o blog,  deve se lembrar do dia em que falei sobre uma rampa que terminava em uma escada(leia aqui). O Jornal Da Gente( jornal do bairro) fez uma matéria para sobre o assunto em sua revista e  eu fui entrevistada, fiquei muito feliz, quanto maior for a divulgação desses absurdos tenho a esperança de que as autoridades respeitem nosso direito de ir e vir, corrigindo essas falhas.
Quero agradecer a equipe do Jornal Da  Gente que fez a reportagem( Reportagem Aqui pagina 20)
Revisão da tradução da Bíblia
Já faz algum tempo que tenho sentido um grande incomodo ao ler minhas bíblias, e perceber que suas traduções não foram atualizadas  quando a questão é o termo usado para falar das pessoas com deficiência. ainda são usados termos como paralíticos, coxos doentes, inválidos aleijados.
Isto precisa mudar, os tempos são outros não usamos mais estes termos que hoje na nossa sociedade são considerados incorretos ofensivos, os termos corretos são: deficiente físico, visual ,auditivo  etc,  pode  parecer pouco mas esta mudança fará toda diferença em evangelismos de pessoas com deficiência evitando situações constrangedoras nas nossas igrejas além de estimular a mudança de vocabulário da sociedade
Se imagine na situação: você é uma pessoa com deficiência que acaba de ser evangelizada e ganha uma bíblia, ao lê-la  você se depara com estes termos e se sente ofendido porque, a final de contas as pessoas com deficiência não são sujeitos alienados, estudamos trabalhamos temos filhos somos missionários é isso mesmo que você ouviu! Missionários, com suas mais variadas deficiências que estão cumprindo o IDE DE Jesus.    
 Mandei esta minha sugestão para a pagina da sociedade bíblica do Brasil no Facebook mas até agora  não obtive resposta, me ajude você que está lendo esta postagem, compartilhe comente use a força que a internet tem e me ajude a fazer a diferença.
 

Comentários

  1. Oi Melissa, ví o boletim com a matéria e fiquei muito feliz, o banheiro ao lado da enfermaria está maravilhoso... Você tem razão quando se refere ao tanque de Betesda, é assim mesmo que deve ser, a igreja é um lugar de adoração e manifestação da Glória de Deus, e através dEle vem os milagres.
    Muito boa sua matéria.

    bjo, Márcia Cristina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário, é muito importante, quero poder ser um canal de benção na sua vida por isso deixe o seu recado.Quero ler seu testemunho :)

Postagens mais visitadas deste blog

Completos

Faz tempo que tenho essa imagem guardada comigo, ela é tão forte pra mim.  Recentemente aprendi que na presença de Deus, Ele nos vê completos por causa do sacrifício de Jesus. Sem falta de nada, ainda que todos tenhamos limitações em nossas vidas. Talvez por isso, Deus sempre tem planos e expectativas maiores que nós, como foi com os pescadores de peixe, via pescadores de homens, já via Saulo como vaso precioso, quando ainda nem era o grande pregador, ou a jovem órfã hebréia que já via como rainha Ester. Deus sabe qual é o nosso desenho original e nos enxerga assim, no nosso hoje, o presente. Busque em Jesus como Ele te vê você será surpreendido. #pararefletir #cristão

A dracma perdida

Lucas 15.8  A que presente especial e significativo foi ganhar o colar de dracmas do meu pai, parte do meu dote e presente de casamento, quando vi a caixa aberta nas mãos do meu pai e o colar reluzindo perdi o ar, ao perceber a emoção em seu olhar. Lembro da única recomendação que recebi: Cuide bem, cada uma destas dracmas é um presente meu para lembrar a minha menina quem ela é. Lembrando-me de todas essas coisas decido que é bom dia para usar esse adorno. Assim que peguei o colar na mão percebo o desastre: falta uma! ****************************** Dos dez valores que Deus te entregou qual se perdeu? A personagem do texto não tem nome então se coloque na cena, peça ao espirito santo para te ajudar a vasculhar o seu interior. Acenda a cadeia da leitura bíblica e varra o seu coração de maneira cuidadosa   procure, a dracma pode ser tantas coisas diferentes: a fé pura que simplesmente crê e já comemora sem nem ter ganho o presente, a alegria que faz os olhos brilharem, a espera

Abra a porta

  Era tarde da noite e em uma casa lotada de pessoas que vieram orar em favor de um irmão em aflição, que no dia seguinte passaria por julgamento e sentença de morte. Trabalhava como serva na casa uma jovem chamada Rode que naquela noite corria atarefada oferecendo vasilhas cheias de água a quem chegava a reunião para se lavarem e entrarem. Enquanto trabalhava seus pensamentos ainda tentava assimilar os últimos acontecimentos, há pouco tempo o som que saia daquela casa era muito diferente, havia, choro dor e luto pela morte do filho de sua senhora Maria, Tiago, morto a espada por anunciar a mensagem do Messias, a que pessoa incrível era o Messias suas palavras e atitudes cheias de amor deixavam rode sem palavras ainda sentia um nó no estomago por se lembrar do que ele tinha sofrido no monte caveira.   A decisão de sua senhora de ceder a casa para essa reunião de oração a tinha inspirava o som que se ouvia na casa lotada era cheio de esperança e fé, e também urgência, no dia segu